sábado, 10 de dezembro de 2011

Deus nos livra dos filisteus




E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança.
Por isso todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho.
Tinham porém limas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquilhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas.
E sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas seu filho.
E saiu a guarnição dos filisteus ao desfiladeiro de Micmás.
1 Samuel 13:19-23


Como se pode observar nessa passagem bíblica os filisteus, de modo estratégico, retiraram os ferreiros de Israel com a intenção de deixar o povo sem ferramentas para as atividades cotidianas e para se armar caso ocorra uma guerra.
Na vida espiritual o diabo utiliza a mesma maneira com o cristão, tentando lhe arrancar a fé. Assim como o povo foi obrigado a entrar nas terras do inimigo para amolar suas ferramentas, o diabo quer tirar a nossa fé para que busquemos fora da Presença de Deus as ferramentas para acudir as nossas necessidades. O maior problema é que, "Sem fé, é impossível agradar a Deus" Mt 23: 27.

Complementando o texto de 1 Samuel, em 2 Reis Nabucodonosor também retira do povo de Judá os seus tesouros, valentes e os ferreiros, como se pode observar:

Naquele tempo subiram os servos de Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém; e a cidade foi cercada.
Também veio Nabucodonosor, rei de babilônia, contra a cidade, quando já os seus servos a estavam sitiando.
Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado.
E tirou dali todos os tesouros da casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do SENHOR, como o SENHOR tinha falado.
E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra.
Assim transportou Joaquim à babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à babilônia.
E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de babilônia levou presos para babilônia. 
2 Reis 24:10-16


A Fé é a nosso modo de amolar as nossas ferramentas, e o inimigo não quer que utilizemos nossa fé para manter nossas armas espirituais prontas para as atividades e para as guerras.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 
1 João 5:4-5


Use a fé para amolar as armas que você tem. E para meditação:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 
Efésios 6:10-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário